PÓS GRADUAÇÃO

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

infobasica

Curso: Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Carga horária: 614 horas

Duração: 24 meses aproximadamente

Nova turma: Junho de 2016

Valor: 24 parcelas de R$ 370,00

Pré-requisitos: Engenheiros ou Arquitetos

Formato: Casa, Polo e Suporte WEB

Dia da semana: Sábado

Horário: 08:30 às 12:30

formatos

VOCÊ TERÁ ACESSO ÀS TRÊS MODALIDADES DISPONÍVEIS PARA ASSISTIR AS AULAS.

telecasa
Nesta modalidade você assiste ao curso pela TV. As aulas são ao vivo e também disponibilizadas no Suporte WEB.
telecasa
Nesta modalidade você assiste às nossas aulas em casa, pela internet, através do seu equipamento (desktop, notebook, tablet ou smartphone).
telepolo
Nesta modalidade você frequenta as aulas no POLO matriculado e também conta com o Suporte WEB. Aulas ao vivo com interação, em tempo real, entre aluno e professor.
aprecurso

A Engenharia de Segurança do Trabalho é vista tradicionalmente como uma atividade voltada para o ambiente interno das empresas, visando a preservar as condições de integridade física e mental dos trabalhadores.


A presença dos profissionais de segurança do trabalho nas empresas é regulamentada por lei. No entanto, garantir segurança, deixou de ser visto apenas como obrigação para as empresas e para o governo.

opormercado

Outro aspecto da maior relevância é o crescimento da consciência dos direitos de cidadania e dos direitos específicos dos trabalhadores, que conduz à exigência de ambientes seguros e saudáveis e, assim, à busca da formação de profissionais qualificados em segurança do trabalho. Além disso, o comércio internacional exige, cada vez mais, que os produtos e serviços sejam certificados em vários aspectos, entre os quais se distingue a agregação de medidas voltadas para a segurança do trabalhador. Em termos locais, a conjuntura estimula a ampliação das ofertas de formação em Engenharia de Segurança do Trabalho demandando-se a criação de estratégias que permitam ampliar rapidamente o número de profissionais habilitados, inclusive pelo atendimento, com qualidade, àqueles que se encontram fora dos grandes centros urbanos. Entre os aspectos conjunturais mais importantes, podem ser lembrados os seguintes:

• O Brasil cresce com sustentabilidade. Os investimentos em infraestrutura, no governo (federal, estadual e municipal), os investimentos privados das empresas nacionais e os “investimentos estrangeiros diretos (IED)”, seguem um curso irreversível. Usinas hidrelétricas, usinas nucleares, rodovias, ferrovias, metrôs, programas habitacionais em escala, portos, aeroportos, silos etc. são obras inadiáveis;


• O planejamento e a realização das Olimpíadas (2016) fortalece essa tendência;


• A prevenção de desastres naturais (chuvas, enchentes, acidentes nucleares etc.) vem-se mostrando cada vez mais relevante, o que amplia substantivamente a importância da Engenharia de Segurança do Trabalho. Como se conclui, a segurança, a saúde e a higiene do trabalho estão em foco na sociedade contemporânea. Nos poderes de Estado (executivo, legislativo e judiciário) essas matérias ocupam lugar de destaque, seja no aperfeiçoamento das leis, na sua execução ou na resolução de conflitos. O rigor legal e normativo que cerca a formação de profissionais para essa área confirma a importância que lhe é dada não apenas nas esferas estatais, mas especialmente no sistema Confea-Creas.


Diferenciais

O curso que ora se oferece aos profissionais de Engenharia que queiram especializar-se em Segurança do Trabalho tem como diferenciais em relação a outros até então oferecidos:


• Oportunidade de interação em tempo real com especialistas reconhecidos de todo o país;


• Acesso viável e aberto a uma ampla gama de participantes geograficamente dispersos ou que necessitem de mobilidade espacial em função de suas atividades profissionais;


• Acompanhamento pedagógico durante todas as atividades do curso.


MEC / CREA-MG

O curso está rigorosamente respaldado na legislação federal (MEC e MTE) e nas resoluções do sistema Confea/Creas. Oferece oportunidade ímpar para responder ao desafio da formação, com qualidade, para público interessado em praticamente todas as regiões do país.


objetivo

• Especializar e habilitar profissionais para atuarem no campo de prevenção de acidentes do trabalho em uma perspectiva prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional, nos diversos setores de produção de bens e na prestação de serviços;


• Capacitar profissionais para avaliação dos riscos ambientais usando metodologia aceita no meio científico de forma a propor medidas de controle que possibilite a redução das doenças profissionais e do trabalho;


• Capacitar profissionais para a elaboração de laudos técnicos ambientais tendo em vista o atendimento às demandas do INSS e da Justiça do Trabalho;


• Desenvolver conhecimentos teóricos, metodológicos, técnicos e operacionais para a formação de profissionais capazes de: raciocínio lógico e estratégico, senso crítico, avaliação e intercâmbio de experiências profissionais, solução de casos e problemas, de modo a poderem contribuir efetivamente nos serviços de saúde e segurança do trabalho de suas empresas.


O curso destina-se aos profissionais graduados em Engenharia e Arquitetura.


contprogramatico

MÓDULO 1

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
ST1 – Seminário Temático 1 4 horas
D1 – Introdução à Engenharia de Segurança 20 horas
D2 – Administração aplicada à Engenharia de segurança do trabalho 30 horas
D3 – Prevenção e Controle de Riscos em MEI 1 40 horas
D4 – Legislação, Normas e Técnicas 20 horas
ST2 – Seminário Temático 2 4 horas
PROVA

MÓDULO 2

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
ST3 – Seminário Temático 3 4 horas
D1 – O Ambiente e as Doenças do Trabalho I 27 horas
D2 – Prevenção e Controle de riscos em MEI 2 40 horas
D3 – Higiene do Trabalho 1 35 horas
D4 – Proteção do Meio Ambiente I 26 horas
ST4 – Seminário Temático 4 4 horas
PROVA

MÓDULO 3

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
ST5 – Seminário Temático 5 4 horas
D1 – O Ambiente e as Doenças do Trabalho II 23 horas
D2 – Higiene do Trabalho II 35 horas
D3 – Proteção do Meio Ambiente II 19 horas
D4 – Gerência de Risco I 30 horas
ST6 – Seminário Temático 6 4 horas
PROVA

MÓDULO 4

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
ST7 – Seminário Temático 7 4 horas
D1 – Psicologia na Engenharia de Segurança 15 horas
D2 – Proteção Contra Incêndio e Explosões I 30 horas
D3 – Higiene do Trabalho III 35 horas
D4 – Gerência de Risco II 30 horas
ST7 – Seminário Temático 7 4 horas
PROVA

MÓDULO 5

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
ST9 – Seminário Temático 9 4 horas
D1 – Proteção contra Incêndio e Explosões II 30 horas
D2 – Metodologia Científica 24 horas
D3 – Higiene do Trabalho IV 35 horas
D4 – Ergonomia 30 horas
ST10 – Seminário Temático 10 4 horas
PROVA

TCC

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO